Em meio a crise econômica e o desemprego que assolam o país, algumas empresas de recolocação profissional lançam mão de artifícios questionáveis para atrair candidatos.

Por outro lado, há profissionais do ramo dispostos a realizar a inserção destas pessoas, de forma voluntária e sem qualquer tipo de ônus ao candidato que busca uma oportunidade de recolocação profissional.

Carlos D’Ávila ou simplesmente Cacá D’Ávila, tem trabalhado de forma persistente a atuante, no sentido de viabilizar a reinserção no mercado, de milhares de pessoas vítimas do desemprego no Brasil. Cacá D’Ávila desabafa e questiona a ineficiência de empresas como Catho e Manager, duas grandes da área de recursos humanos que tem como política cobrar taxas para cadastro e encaminhamento a vagas divulgadas em seus sites. Muitas vezes sendo cogitada a possibilidade de que estes mesmos candidatos não tenham seus perfis de fato divulgado a empresas e muitas vezes tendo vagas divulgadas somente com o intuito de arregimentar candidatos.

Cacá D’Ávila afirma também ter sido recentemente criticado po estas empresas, com relação ao trabalho voluntário de realizado, onde reune pessoas e organiza palestras e treinamentos sobre recolocação profissional, além de prestar consultoria aos candidatos durante todo o processo de recolocação profissional.

Cacá D’Ávila desabafou dizendo:

«Estas empresas são piores que ratos que se alimentam nas escondidas! Se alimentam da crise, cobrando uma fortuna daqueles que estão desempregados.

Muitos que estão em busca de uma oportunidade de trabalho, estão desesperados e é aí que estas agências entram em cena.

São lobos em pele de cordeiros, que tiram tudo que podem e depois descartam como se fossem fraldas usadas!

A maioria destas vagas não existem, pois anunciam vagas lindas e maravilhas, para assim atrair mais pagantes e fazerem apenas um banco de currículos. Estes currículos são vendidos para as empresas, que pagam por este serviço sujo.

E Infelizmente, muitas empresas compactuam com essa sujeira…

O que os candidatos muitas vezes não sabem, é que estas vagas não existem!

Eu sou contra cobrar dos desempregados, pois isso deveria ser caracterizado crime!

Estou lutando contra isso e tenho certeza que um dia vou conseguir mudar toda forma que atualmente é praticado os processos seletivos. Lamentável!»

Marco Ribeiro